
A MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial. A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório. Aproximadamente 30 % das pessoas tem sua pressão elevada durante sua medidas realizadas no consultório médico, fato que pode gerar erros de diagnóstico e no tratamento.
Principais indicações:
– Hipertensão elevada somente no consultório, chamada de hipertensão do jaleco branco
– Hipertensão muito alta sem melhora com uso de medicamentos
– Pressão arterial em níveis limítrofes
– Níveis de pressão arterial normais no consultório e alterados em outros momentos, chamado de hipertensão mascarada.
Como é realizado o exame?
É colocado no seu braço não dominante a uma braçadeira para medir pressão, igual aos de aparelhos comuns, ligadas à um compressor que fica preso em sua cintura. Habitualmente pode ser completamente escondido pela roupa.
Realiza em torno de 80 leituras de pressão no período de 24 horas, permitindo avaliar a pressão em diferentes situações durante o dia e na noite.
O que você precisa informar:
– Os medicamentos e sua dosagem que você faz uso.
– Também receberá um diário no qual você deverá preencher relatando as principais atividades e eventuais sintomas.
Posso trabalhar normalmente durante o período de exame?
Sim. Você não poderá molhar o aparelho e durante as medidas anunciadas durante o dia com um BIP, você deverá suspender sua atividade e deixar o braço apoiado sobre uma superfície para que fique na mesma altura do seu coração. Terminada a insuflação e desinflução do aparelho você poderá voltar às suas atividades.
Existem riscos para realizar o exame?
Não, ocasionalmente o paciente poderá sentir desconforto ou mesmo dor no braço. No caso de persistência, deverá contactar a clínica.
Quem lauda o exame?
Um médico cardiologista.