Nutrologia

A nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), exercida pelo médico nutrólogo que é quem faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de doenças relacionadas ao comportamento alimentar, identifica possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente.

O nutrólogo relaciona a nutrição com outras áreas da medicina, de acordo com o perfil do paciente, como nutrologia geriátrica, nutrologia neurológica, nutrologia cardíaca, nutrodermatologia, nutrologia em doenças infecto-parasitárias, nutrologia em ginecologia e obstetrícia.

Isso porque, distúrbios de nutrientes têm sido demonstrados cada vez mais presentes e diagnosticados em várias áreas clínicas e cirúrgicas: como casos da obesidade, das cardiopatias ou da cirurgia bariátrica. Razão pela qual a importância da correlação da nutrologia com as demais áreas médicas.

A nutrologia também tem um papel preventivo importante para vários  tipos de enfermidades.

As principais patologias tratadas na nutrologia clínica são:

– Obesidade infanto-juvenil e Obesidade do adulto;

– Desnutrição do adulto, da criança e do idoso;

– Acompanhamento pré e pós-cirurgia bariátrica;

– Dificuldade para ganho de massa magra (adolescentes, adultos);

– Sarcopenia, Osteopenia e Osteoporose do idoso e em jovens;

– Transtornos alimentares: Anorexia nervosa, Bulimia nervosa,

– Vigorexia, Ortorexia, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), Síndrome do Comer Noturno;

– Intolerância à glicose e Diabetes mellitus tipo 2;

– Dislipidemias: hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia;

– Síndrome metabólica;

– Esteatose hepática não-alcóolica (fígado gorduroso);

– Alergias alimentares;

– Intolerâncias à lactose;

– Erros inatos do metabolismo;

– Anemias carenciais (Ferropriva, por deficiência de B12, ácido fólico, cobre, zinco, complexo B, vitamina A, por metais tóxicos);

– Intoxicação crônica por metais tóxicos: Alumínio, Chumbo, Mercúrio, Arsênico, Cádmio;

– Deficiência e excessos de macronutrientes e micronutrientes;

– Criança com baixo peso;

– Constipação intestinal e Diarréia crônica;

– Dispepsias correlacionadas à ingestão de alimentos específicos;

– Distensão abdominal crônica (gases intestinais);

– Disbiose intestinal e Síndrome de Supercrescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO);

– Síndrome do intestino irritável;

– Fadiga crônica;

– Orientações nutrológicas para nefropatas, hepatopatas, pneumopatas, cardiopatas;

Não se pode olvidar também do caráter preventivo da Nutrologia.  O nutrólogo, além de elaborar planos alimentares para vários  tipos de enfermidades, também o faz para a prevenção de doenças e busca de uma qualidade de vida. Afinal de contas é a nutrição que determina a boa saúde, a capacidade de aprender e de viver.

É inquestionável o papel dos  alimentos, vitaminas e suplementos na origem como também na  prevenção e  cura de diversas doenças.